< voltar atrás
  • Em Busca dos 7 Reinos

    Descobrir e conquistar os 7 Reinos da Nutrição é o principal objetivo dos nossos heróis e a grande missão das crianças no website desenvolvido exclusivamente para elas. Neste mundo mágico, as crianças encontram jogos e desafios diários que avaliam o seu conhecimento sobre os alimentos e sobre a série, mostrando-lhes os diferentes Reinos à medida que vão progredindo. Assim, ao mesmo tempo em que jogam e exploram este mundo, há o estímulo para a aquisição de conhecimento sobre a Nutrição e a associação de bons sentimentos a alimentos saudáveis.

    A Roda dos 7 Reinos Nutri Ventures vai levar os nossos heróis a passar por cada um dos Reinos, descobrir uma enorme variedade de alimentos e se surpreender com os seus sabores, cores e texturas. Mas, o que é mais importante: vão descobrir os Nutri Powers dos alimentos!
    Existem ainda “Reinos Maus”, como o do Açúcar, o dos Fritos, o das Gorduras e o Deserto do Sal. Estes Reinos surgem na história com o propósito de fazer com que as crianças conheçam os malefícios do consumo excessivo de determinados alimentos.
    Clique em cada um dos Reinos e descubra uma nova linguagem que vai ser de grande ajuda para melhorar a alimentação dos seus filhos.

    Reino Branco

    Leite e derivados

    Nutri-Power:

    Resistência

     
     
     

    Reino Vermelho

    Carne e ovos

    Nutri-Power:

    Força

     
     
     

    Reino Azul

    Peixe e mariscos

    Nutri-Power:

    Inteligência

     
     
     

    Reino Castanho

    Leguminosas

    Nutri-Power:

    Turbo

     
     
     

    Reino Amarelo

    Cereais e derivados

    Nutri-Power:

    Energia

     
     
     

    Reino Verde

    Hortícolas

    Nutri-Power:

    Recuperação

     
     
     

    Reino Laranja

    Fruta

    Nutri-Power:

    Magia

  • Reino Amarelo – O Reino dos Cereais

    Repleto de prados amarelos e ondulantes cheios de trigo, cevada, milho e todo o tipo de cereais que conferem o Nutri-Power da Energia. No Reino Amarelo, o Reino dos Cereais, praticam-se artes marciais ao estilo oriental.

    Nutri-Power

    Energia

    O Nutri-Power do Reino Amarelo é a Energia.
    (episódios 2 e 4 da série)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    28% dos Nutri-Powers diários ingeridos pelas crianças devem ser fornecidos por alimentos existentes no Reino Amarelo, o que significa, aproximadamente, a ingestão diária de (para uma criança de 7 e 8 anos que deve ingerir cerca de 1500 kcal por dia):

    • 35g de cereais ao pequeno-almoço (equivalente a cerca de 4 colheres de sopa);
    • 1 pão ao lanche;
    • 4 colheres de sopa de arroz ou massa cozinhados ao almoço e ao jantar.

    Alimentos do Reino

    O grupo dos cereais e derivados inclui os cereais propriamente ditos e as suas farinhas, o pão, a massa, o arroz, a batata e o milho.

    Governado pelo Mestre Amarelo e pelo seu Guga Amarelo.

    Mestre Amarelo

    Protege os cereais no Reino Amarelo. É um pouco pessimista e receoso mas os heróis vão ajudá-lo a vencer os medos e a reencontrar a sua coragem.

    Guga Amarelo

    É o Guga do Mestre Amarelo.
    É corajoso, ágil e um hábil praticante de artes marciais.

    Zed

    É um camponês simpático, corajoso e diplomata. Tem o perfil certo para liderar a revolta dos camponeses
    contra os Tykers.

    Tykers

    São verdadeiros ninjas maus, munidos com paus-que-partem-ossos, ao serviço do Ty-Paw.

    Ty-Paw

    É o pérfido cinturão negro em artes marciais. Escravizou o Reino Amarelo, à força do seu Mega-Pau-Quebra-Ossos. Se não lhe entregarem os cereais cultivados, vai haver muitos ossinhos partidos!

  • Reino Verde – O Reino dos Vegetais

    Este Reino estende-se por longos prados e montanhas verdes, onde são cultivados todos os vegetais, que conferem o Nutri-Power de Recuperação. O Reino Verde, ou Reino das Hortícolas é uma terra sagrada, com tradições místicas, à semelhança das civilizações Maias e Incas.

    Nutri-Power

    Recuperação

    O Nutri-Power do Reino Verde é a Recuperação.
    (Temporada 5)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    23% dos Nutri-Powers diários da criança provem deste Reino. Este reino é o 2º mais importante, principalmente pela sua riqueza em fibras, água, vitaminas e minerais antioxidantes. A variedade de cores, sabores, aromas e consistências também é muito interessante pois permite incentivar a criatividade nos métodos culinários. Para ingerir a quantidade suficiente deve-se comer a sopa duas vezes por dia e ainda comer salada ou legumes/hortaliças cozidas no prato. Se não se comer sopa ou se se comer apenas uma vez por dia, a salada ou legumes/hortaliça no prato deve ocupar mais de um terço do prato. No Verão, pode-se optar por acrescentar estes alimentos em sandes às refeições principais.

    Alimentos do Reino

    Legumes como a cenoura, o alho, a cebola, o tomate, a abóbora, o nabo, a courgette, o pepino e o pimento, hortaliças como a alface, os brócolos, a couve e a couve-flor, os grelos, os espinafres, a couve portuguesa, o feijão-verde…

    Governado pelo Mestre Verde e pelo seu Guga Verde.

    Mestre Verde

    Ele é metódico e organizado… Muito organizado! Enquanto governar o Reino Verde, todos os vegetais serão devidamente cultivados, monitorizados e colhi-dos. Ele é um grande conhecedor de civilizações antigas como os Maias e dos seus jogos e tradições.

    Guga Verde

    Este Guga tem um parafuso a menos.
    Esqueçam a lógica. Ele é absolutamente avariado da cabeça.

  • Reino Azul – O Reinos dos Peixes e Mariscos

    Este é o Reino dos peixes e frutos do mar. Uma espécie de Atlântida submersa nas profundezas do Oceano. Os seus habitantes beneficiam do Nutri-Power da Inteligência que o peixe lhes dá, no entanto também têm de enfrentar todo o tipo de monstros marinhos!

    Nutri-Power

    Inteligência

    O Nutri-Power do Reino Azul é a Inteligência.
    (Temporada 4)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    Este grupo também fornece a maioria das proteínas importantes para o corpo, bem como vitaminas A, B12 e D, e gorduras muito saudáveis (ómega-3). Representa cerca de 2,5% dos Nutri-Powers diários ingeridos por uma criança, o que corresponde à ingestão de cerca de 120g (tamanho ligeiramente superior à palma da mão) de peixe (ou marisco) por dia. Como o marisco tem um tipo de gordura menos saudável do que a dos restantes peixes, não deve ser ingerido com tanta frequência. O peixe pode e deve ser ingerido diariamente, em substituição da carne.

    Alimentos do Reino

    Peixes de água doce (enguia, lampreia, truta, salmão, dourada, robalo, solha, linguado…) e salgada (bacalhau, atum, pescada, sardinha, carapau, cherne…), mariscos (camarão, lagosta, caranguejo, lulas, polvo…).

    Governado pelo Mestre Azul e pelo seu Guga Azul.

    Mestre Azul

    Ele gosta tanto de água que decidiu fundar o Reino Azul nas profundezas do Oceano, como uma Atlantis submersa. Não foi por acaso que Neus lhe atribuiu a responsabilidade de proteger toda a comida dos mares. Ele é bem-disposto, cómico e sempre pronto a partilhar as suas piadas. Até com os peixes!

    Guga Azul

    Resmungão e mal disposto.
    Não está a passar apenas um mau dia, ele tem toda uma vida miserável pela frente.

  • Reino Vermelho – O Reino das Carnes e Ovos

    Um Reino duro, ao estilo medieval, feito de pedra, ferro e fogo, repleto de monstros, dragões, masmorras subterrâneas e cavaleiros. Trata-se do Reino das Carnes e Ovos, de cariz essencialmente guerreiro, para o qual as carnes contribuem com o seu Nutri-Power da Força muscular.

    Nutri-Power

    Força

    O Nutri-Power do Reino Vermelho é a Força.
    (episódios12, 13, 18, 19, 20 – Temporada 2).

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    Este grupo fornece a maioria das proteínas importantes para o corpo, bem como vitaminas (B) e minerais (ferro). Representa cerca de 2,5% dos Nutri-Powers diários ingeridos por uma criança, o que corresponde à ingestão de cerca de 100g (tamanho da palma da mão de um adulto) de carne (ou 3 ovos) por dia. Como o ovo tem uma importante quantidade de gordura apenas deve ser ingerido duas vezes por semana.

    Alimentos do Reino

    O grupo das carnes e ovos inclui as carnes vermelhas (vaca, vitela, porco e borrego) e as brancas (frango, peru, pato e coelho) e os ovos.

    Governado pelo Mestre Vermelho e pelo seu Guga Vermelho.

    Mestre Vermelho

    É um homem duro e rude que fundou o Reino Vermelho para proteger as carnes e ovos. Não brinquem com ele! No seu Reino medieval até os dragões têm que andar na linha.

    Guga Vermelho

    É o Guga do Mestre Vermelho.
    Cuidadoso e assustado, este Guga medricas tem medo de tudo, até da própria sombra.

    Genéve

    É a doce e querida filha do Mestre Vermelho. Mas não se deixem enganar pelo seu ar de princesa, quando é preciso defender o Reino das chamas do Dragão é mais brava e corajosa que qualquer cavaleiro.

    Dragão

    Nos céus do Reino Vermelho voa um ameaçador e terrível Dragão púrpura. Com a sua força bruta e a cuspir fogo em tudo o que se mexe, esta monstruosa criatura vai destruindo tudo à sua passagem. Misteriosamente, só obedece a Alex Grand e não vai poupar os heróis à sua fúria e fogo!

  • Reino Laranja – O Reinos das Frutas

    Sejam muito bem-vindos ao Reino Mágico das Frutas, uma terra encantada, inserida numa sofisticada floresta cheia de árvores de frutos, poções, oráculos e magia. Há milhares de poderes nas frutas e é por essa razão que o seu Nutri-Power é a Magia. São um excelente complemento às refeições e servem para quase tudo!

    Nutri-Power

    Magia

    O Nutri-Power do Reino Laranja é a Magia.
    (episódios 5 a 7 da primeira temporada)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    20% dos Nutri-Powers diários ingeridos pelas crianças devem ser fornecidos por alimentos existentes no Reino Laranja, o que corresponde à ingestão de entre 3 a 5 peças de fruta fresca por dia (pesando cerca de 160g cada), mas não mais do que uma por refeição (para uma criança de 7 e 8 anos que deve ingerir cerca de 1500 kcal por dia).

    As crianças entre os 2 e os 15 anos não precisam de ingerir mais do que 3 peças de fruta por dia, exceto se praticarem muita atividade física ou se forem portadoras de alguma doença que assim o exija.

    No que respeita aos frutos gordos ou secos, não há recomendações diárias específicas.

    Alimentos do Reino

    O grupo das frutas inclui:

    - a fruta fresca: como a maçã, pêra, ameixa, pêssego, os citrinos (limão, laranja, tangerina…), melão, meloa e melancia, os frutos tropicais (kiwi, manga, papaia…);

    - os frutos secos (figos, uvas e ameixas secas…);

    - os frutos gordos (pinhões, amendoins, azeitonas, avelãs, nozes…).

    Governado pela Mestre Laranja e pelo seu Guga Laranja.

    Mestre Laranja

    Responsável pelas frutas, fundou o Reino Laranja. Um Reino de poções e feitiços onde as frutas têm poderes mágicos! É vivaça, espirituosa e muito prestativa.

    Guga Laranja

    É o Guga da Mestre Laranja.
    É gozão, divertido e adora pregar partidas.

    Sid

    É craque da magia da fruta. Aprendeu com a Mestre Laranja e inventou a poção eterna que pode pôr fim ao Reino do Açúcar. É bem intencionado mas nem sempre sabe escolher os melhores caminhos…

    Candyman

    É o vilão mais guloso de sempre! Com o açúcar hipnotiza as pessoas e prende-as para sempre no seu perigoso e viciante Reino do Açúcar. Ali vivem todos hipnotizados e veem tudo bonito, até a nojenta massa de açúcar que comem.

  • Reino Castanho – O Reinos das Leguminosas

    Um Reino árido, solarengo e selvagem à semelhança do Wild West Americano, onde o feijão, grão e todas as Leguminosas crescem com fartura, conferindo aos seus habitantes o Nutri-Power do Reforço (Energia e Força).

    Nutri-Power

    Turbo

    O Nutri-Power do Reino Castanho é o Turbo.
    (episódios Episódio 21 a 29 – Temporada 3)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    Apenas 4% dos Nutri-Powers diários das crianças vêm deste grupo. No entanto, é importante que se habituem ao seu sabor, cor e consistência porque são alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, sendo óptimos constituintes de sopas, saladas, e outros pratos. No prato podem substituir ou completar o arroz e a batata. Apenas 3 colheres de sopa destes grãos cozinhados por dia, são suficientes para completar na perfeição a alimentação das crianças.

    Alimentos do Reino

    O grupo das Leguminosas inclui os feijões, o grão-de-bico, as lentilhas, as favas, a soja e as ervilhas.

    Governado pela Mestre Castanha e pelo seu Guga Castanho.

    Mestre Castanha

    É a Xerife do Reino Castanho que escolheu proteger as Leguminosas num faroeste povoado de Cowboys. É uma verdadeira mulher de armas, cheia de energia e com a pontaria afinada para qualquer inimigo.

    Guga Castanho

    É o Guga da Mestre Castanha.
    Preguiçoso e dorminhoco, só vale a pena acordá-lo para lhe dar uma almofada.

  • Reino Branco – O Reino do leite e derivados

    Este é o Reino das tecnologias! Com cenários futuristas e “gadgets” por toda a parte, é no Reino Branco que se preservam os alimentos do grupo dos lacticínios que conferem o Nutri-Power da Resistência para os ossos e dentes.

    Nutri-Power

    Resistência

    O Nutri-Power do Reino Branco é a Resistência.
    (Episódio 3 – Temporada 1)

    Percentagem Nutri-Power

    Diário/criança

    Para crescerem com ossos sólidos e fortes, 18% dos Nutri-Powers diários ingeridos pelas crianças devem ser fornecidos por alimentos existentes no Reino Branco, o que significa, a ingestão diária de (para uma criança de 7 e 8 anos que deve ingerir cerca de 1500 kcal por dia):

    • 2 chávenas almoçadeiras de leite; ou
    • 3 iogurtes sólidos; ou
    • 2 iogurtes líquidos; ou
    • 4 fatias de queijo.

    Alimentos do Reino

    O grupo dos lacticínios e derivados inclui o leite, o iogurte, o queijo, o queijo fresco e o requeijão .

    Governado pela Mestre Branca e pelo seu Guga Branco.

    Mestre Branca

    Ela protege o leite e derivados no Reino Branco. À primeira vista, parece uma princesa presunçosa num reino de luxo, mas os seus “gadgets” e a sua ajuda vão ser de grande utilidade para os heróis.

    Guga Branco

    É o Guga da Mestre Branca.
    É porcalhão, gosta de chafurdar na lama e está sempre sujo.

    Zack e Black

    Dois irmãos gémeos, histéricos para ganhar a POWER-PAD-RACE… Nem que seja preciso fazer batota para isso!

    Tina

    É rapariga e percebe de mecânica. Não só prepara a Bauwer de Zack and Black, como trata de sabotar as que competem contra eles.

  • O Reino do Açúcar

    É um Reino mau que hipnotiza as pessoas com o cheiro dos doces. Parece ser uma “Las Vegas” de cores, com rios de chocolate e casas feitas de doces. Mas quando as pessoas libertam-se da sua hipnose verificam que na verdade é um Reino nojento e muito sujo.

    Nutri-Power

    Não há.

    No Reino do Açúcar não há nenhum alimento com Nutri-Power.

    (Episódios 8 a 11 – Temporada 1)

    Alimentos do Reino

    Os alimentos do Reino do Açúcar, que incluem os refrigerantes, os rebuçados, gomas, pastilhas elásticas, doces, bolos, chocolates, etç, são muito calóricos devido às elevadas quantidades de açúcar e contêm poucos nutrientes importantes. Quando consumidos em quantidades excessivas, estes alimentos podem causar, entre outros, cáries dentárias, excesso de peso, obesidade e excesso de gorduras e/ou açúcar no sangue. Por este motivo, são alimentos cujo consumo deve ser muito reduzido e limitado apenas a épocas e dias festivos. É importante que se explique às crianças os malefícios do consumo excessivo de doces e refrigerantes.

    Há muitos alimentos saudáveis que têm açúcar, como a fruta, os lacticínios, os cereais, as leguminosas, mas como são alimentos equilibrados em nutrientes, sem exagero de nenhum deles, não estão incluídos neste grupo. Aqui apenas se incluem os que apenas (ou quase apenas) têm açúcar.

    É governado pelo vilão Candyman e pelas suas ajudantes, as Matronas.

    O Reino das Gorduras

    O seboso Reino das Gorduras estende-se pelos vários patamares de um monte com o palácio gordo no alto. A população gosta pouco de se mexer mas adora “fast food”, por isso, são todos muito gordos e usam um grande elevador para subir e escorregas de banha para descer.

    Nutri-Power

    Não há.


    No Reino das Gorduras não há nenhum alimento com Nutri-Power..

    (Episódios 14 e 16 – Temporada 2)

    Alimentos do Reino

    Neste reino há gorduras boas (insaturadas) e outras más (saturadas e colesterol). Nos episódios da série, a gordura aparece “como um todo”, apenas com os efeitos negativos. Normalmente é o que acontece quando se trata da ingestão de gorduras más como a manteiga e alguns óleos (côco e palma), mas também das gorduras das carnes e derivados (fumados e enchidos) e lacticínios (por exemplo queijo de ovelha). Os bolos e doces feitos à base de manteiga e ovos também estão neste grupo pois estes são ricos em colesterol e gorduras saturadas. Nenhum destes alimentos está recomendado diariamente, mas sim apenas em dias festivos.

    As gorduras boas incluem o azeite, os cremes vegetais para barrar (margarinas), e os óleos de girassol, milho, amendoim e soja. Estas gorduras utilizam-se para cozinhar e temperar, mas também para barrar no pão, sendo a quantidade máxima diária 20g (4 colheres de chá), o que equivale a 2% da necessidade diária de uma criança.

    É governado por Guilherme Gordo e pelo seu leitãozinho de estimação Torresmo.

    O Reino dos Fritos

    A tresandar com o cheiro a fritos, este Reino foi construído sobre canais de óleo a ferver onde a população se entretém a fritar todo o tipo de alimentos para comer. Como consequência desta dieta pouco saudável, estão todos fritos da cabeça!

    Nutri-Power

    Não há.

    No Reino dos Fritos não há nenhum alimento com Nutri-Power.

    (Episódio 15 – Temporada 2)

    Alimentos do Reino

    Batata-frita, aperitivos, rissóis, croquetes, chamuças, panados, filetes, ovos estrelados, pataniscas e bolinhos de bacalhau, sonhos, etc. Aqui neste reino estão incluídos os alimentos que são cozinhados com gorduras más ou aqueles que mesmo cozinhados com gorduras boas, têm exagero de gordura na sua culinária. Não têm efeitos nenhuns benéficos para o organismo, apenas são capazes de obstruir os vasos sanguíneos e provocar mau funcionamento das células, quando ingeridos frequentemente ou em quantidade exagerada.

    É governado por Fritz e pelo seu filho Fritizinho.

    Deserto do Sal

    É um árido deserto branco, com estalagmites de sal até perder de vista. É habitado por mercadores nómadas que aprenderam a viver sob o sol quente. Deslocam-se utilizando a força do vento e divertem-se a apostar em corridas de vermes gigantes.

    Nutri-Power

    Não há.

    No Deserto do sal não há nenhum alimento com Nutri-Power.

    (Episódio 17 – Temporada 2)

    Alimentos do Reino

    Sal, azeitonas, enlatados e conservas, molhos, enchidos e fumados, aperitivos salgados, refeições e sopas pré-cozinhadas, bacalhau, manteiga/margarina. Estes alimentos são todos muito salgados, apesar de em alguns deles não se notar muito esses sabores. A recomendação máxima de ingestão de sal por dia é de cerca de 5 gramas, sendo que, apenas através do sal que já existe nos alimentos (mesmo nos saudáveis), chegamos a mais de metade desse valor! Basear a alimentação em refeições pré-cozinhadas, enlatados ou abusar no sal com que se cozinha e tempera a comida faz-nos triplicar o valor de sal que devíamos ingerir. As ervas aromáticas e as especiarias são óptimos substitutos de sal e, quanto mais cedo nos habituarmos aos seus sabores, melhor os aceitamos e gostamos.

    É governado pela sábia Jomanda.

    Candyman

    É o vilão mais guloso de sempre! Com o açúcar hipnotiza as pessoas e prende-as para sempre no seu perigoso e viciante Reino do Açúcar. Ali vivem todos hipnotizados e veem tudo bonito, até a nojenta massa de açúcar que comem.

    Matronas

    Com estas cozinheiras vestidas de cone de gelado, o Reino do Açúcar está seguro. Para elas o rolo da massa não serve apenas para fazer doces, serve também para bater nos que se recusarem a comê-los!

    Guilherme Gordo

    Fã de enchidos e outras gorduras saturadas, fundou um Reino muito pouco saudável onde habita com o seu leitãozinho Torresmo. Mas este grande homem também possui um grande coração onde pode estar a chave para muitas mudanças…

    Torresmo

    É o leitãozinho de estimação que acompanha sempre Guilherme Gordo/ Forte em todas as suas aventuras.

    Fritz

    Cheio de manias de grandeza, este chefe máximo do Reino dos Fritos não perde uma oportunidade para tentar agradar Alex Grand. Mas com tanta fritura na cabeça, nem sempre os seus planos são bem sucedidos.

    Fritzinho

    É o filho de Fritz e príncipe mimado do Reino dos Fritos. No seu cérebro afogado em óleo de fritura, só há espaço para sonhar com o dia em que a sua amada Genéve vai aceitar casar-se com ele.

    Jomanda

    É a ponderada Rainha do Deserto do Sal e líder do povo nómada. Independente, diplomata e corajosa, não se deixa intimidar pelos desafios do deserto e muito menos por Alex Grand.

Imprimir